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Alimentos antioxidantes: veja como melhorar a imunidade

Publicado em 17 de Jul de 2018 por Redação | Comente!

Está na dúvida sobre quais alimentos é possível encontrar as substâncias antioxidantes? Confira!



Alimentos antioxidantes

Você sabe o que é um antioxidante? São substâncias que ajudam a fortalecer a imunidade e prevenir doenças. De acordo com Karina Nascimento, nutricionista da Cia. da Consulta, os antioxidantes são capazes de atrasar e inibir a oxidação das reações metabólicas, auxiliando na regulação de radicais livres produzidos pelo organismo que causam oxidação celular.

A nutricionista diz que os alimentos antioxidantes ainda auxiliam no combate ao envelhecimento e morte celular. “Alimentos com este componente são responsáveis pela inibição ou redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células e da remoção de células danificadas, reconstituindo a membrana celular”, explica.

Veja abaixo uma lista com os principais alimentos antioxidantes!

Alimentos antioxidantes com Vitamina E (Tocoferol)

Auxilia na resposta imunológica na produção de anticorpos e na capacidade de aumentar a diferenciação celular.

Alimentos: avelã, semente de girassol, castanha do Pará, amendoim, milho, amêndoa, óleo de milho.

Alimentos antioxidantes com Vitamina C (Ácido Ascórbico)

Possui o poder de neutralizar os radicais livres por meio da estimulação de leucócitos do sistema imunológico.

Alimentos: goiaba, mamão, morango, laranja, brócolis, couve-flor, pimentão.

Alimentos antioxidantes com Vitamina A (Retinol)

Seus compostos auxiliam na diferenciação e crescimento celular e pode desencadear alterações na mucosa intestinal e, até mesmo, no trato respiratório.

Alimentos: manga, cenoura, beterraba, espinafre, tomate, couve.

Alimentos antioxidantes com Carotenoides (β-caroteno, licopeno)

São precursores da Vitamina A e auxiliam bastante no processo de ação antioxidante.

Alimentos: batata doce, buriti, abóbora, cenoura, pitanga, manga, pêssego.

Alimentos antioxidantes com Selênio

Considerado um agente oxidante, pois a sua ação está relacionada à síntese de agentes importantes na resposta imune.

Alimentos: semente de chia, semente de girassol, castanha do Pará, salmão, peito de frango, ovo, feijão, farinha de trigo.

Alimentos antioxidantes com Flavonoides

Conhecidos por sequestrar os radicais livres devido a sua ação antioxidante. Há estudos indicam suas propriedades antivirais e antitumorais.

Alimentos: brócolis, salsa, manga, maçã, chá verde, chá preto, chá branco, couve, rúcula, cebola.

 

*Por Isis Fonseca | Fonte Karina Nascimento, nutricionista da Cia. da Consulta | Foto Shutterstock.

 

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