assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Alimentos campeões em agrotóxicos

Publicado em 27 de Mar de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Os produtos químicos usados para controlar as pragas podem deixar alguns resíduos nos alimentos. Conheça os alimentos campeões em agrotóxicos



Texto: Leonardo Valle / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira

O pimentão é o alimento que mais possui produtos químicos, tendo 64,36% de agrotóxicos.

Foto: Shutterstock

Inseticidas, fungicidas e demais produtos químicos usados para controlar as pragas podem deixar resíduos nas frutas, legumes e verduras. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até oferece dados sobre os alimentos mais contaminados, mas não existe um controle de qual e onde é a produção com maior índice de uso dos produtos químicos. A recomendação do nutricionista é alternar sempre entre os produtos e comprar em diferentes fornecedores tidos como seguros.
"Nas mulheres, por exemplo, os conhecidos promotores de crescimento, muito presentes nas carnes, geram tristes efeitos na reprodução, especialmente a infertilidade”, adverte a engenheira agrônoma Priscila Terrazan, coordenadora de projetos do Instituto BioSistêmico (SP). "É importante ressaltar que o alguns efeitos de agrotóxicos podem passar por mais de uma geração.Por exemplo, um feto exposto a agrotóxicos ainda no útero pode ter anomalias no desenvolvimento de seu testículo fora da bolsa escrotal, o que aumenta o risco de câncer”, explica a endocrinologista Ruth Clapauch, presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da filial carioca da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem-RJ).


Veja abaixo a lista com os alimentos campeões em agrotóxicos, que apresentaram resíduos acima do recomendado pelos especialistas. Os valores se referem à porcentagem das amostras consideradas insatisfatórias:


Pimentão 64,36%

Cenoura 30,39%

Mamão 17,31%

Morango 36,05%

Alface 19,80%

Laranja 14,85%

Uva 32,67%

Tomate 18,27%

Abacaxi 9,47%



COMENTE!