assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Alimentos para baixar a pressão

Publicado em 14 de Jul de 2014 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Você não precisa deixar de comer certos alimentos para controlar o consumo de sódio. O segredo está nas substituições inteligentes. Confira!


  • Pão de queijo por pão de milho

    Quantidade de sódio: 773 mg do primeiro contra cerca de 500 mg do segundo (o correspondente a 2 unidades).

    Mais benefícios da troca: quando comparados, o pão de milho sai na frente na quantidade de ferro, potássio, cálcio e magnésio. Além disso, possui três vezes menos gordura que o pão de queijo.

    Dica de consumo: pode ser utilizado no café da manhã ou em lanches. Além disso, a quantidade de sódio varia de marca para marca e precisa ser checada no rótulo.

  • Bolo pronto de laranja por bolo caseiro de laranja

    Quantidade de sódio: 100 mg do bolo pronto contra 72 mg do bolo caseiro.

    Mais benefícios da troca: a opção caseira apresenta mais vitaminas e minerais, já que a fruta é utilizada fresca.

    Dica de consumo: “Utilize farinha integral ou outros farelos funcionais”, sugere a nutricionista Luciana Harfenist. “Além disso, podemos preparar o bolo com adoçantes artificiais livres de sódio e fazer uma calda light com frutas, rica em vitaminas”, completa.

  • Costela assada por filé-mignon grelhado

    Quantidade de sódio: 97 mg da costela X 58 mg do filé-mignon.

    Mais benefícios da troca: o filé-mignon possui apenas 8,8 g de gordura, três vezes menos que a costela.

    Dica de consumo: utilize panelas antiaderente para grelhar a carne e evite o consumo diário do alimento. “O risco de AVC isquêmico foi positivamente associado ao consumo de carne vermelha”, reforça o cardiologista Anderson Rodrigues.

  • Queijo parmesão Queijo minas frescal

    Quantidade de sódio: “O queijo parmesão possui 1.844 mg de sódio enquanto o do tipo frescal atinge 31 mg”, compara a nutricionista Emília Ribeiro.

    Mais benefícios da troca: o minas frescal é rico em ferro e vitaminas do complexo B. Outro benefício é que ele tem menos gordura que o parmesão: 20,2g contra 33,5g.

    Dica de consumo: utilize-o em massas, saladas, lanches ou como tira-gosto. 

  • Batata frita tipo chips por batata assada

    Quantidade de sódio: 607 mg contra 380 mg (se temperada com 1 sache de sal)

    Mais benefícios da troca: menos calorias. Devido à adição de óleo, a batata do tipo chips contém 543 calorias — cinco vezes mais do que a batata assada. “A batata ainda contém vitaminas do complexo B, potássio, fibras e amido resistente, que ajudam a prevenir doenças crônicas”, indica a nutricionista Elisa Goulart.

    Dica de consumo: asse no forno fatiada ou em cubos com alecrim e um fio de azeite.

  • Ovo frito por ovo cozido

    Quantidade de sódio: A versão frita tem 20 mg a mais de sódio — 166 mg contra 146 mg.

    Mais benefícios da troca: consumir o ovo cozido permite aproveitar, sem risco, as proteínas de alto valor biológico do alimento. O alimento ainda contém ômega-3 (gordura com ação anti-inflamatória) e triptofano (aminoácido que auxilia na sensação de bem-estar). As frituras aumentam as taxas do mau colesterol e predispõem a doenças do coração.

    Dica de consumo: consuma até duas unidades, três a quatro vezes por semana. Além disso, cuidado com o sal utilizado, que acrescenta 380 mg de sódio por grama.

  • Biscoito recheado de chocolate por biscoito integral doce

    Quantidade de sódio: 30 g do biscoito recheado têm 100 mg de sódio. A mesma quantidade do biscoito integral oferta 64 mg.

    Mais benefícios da troca: "as fibras dos produtos integrais diminuem as taxas de colesterol, da glicose sanguínea e reduzem o risco de câncer de estômago e intestino” defende a nutricionista Vanessa Nigro. O biscoito recheado é rico em açúcar simples, gordura e gordura trans. Ele diminui o HDL (colesterol bom) e aumenta o LDL (colesterol ruim).

    Dica de consumo: a quantidade de sódio dos biscoitos integrais varia de acordo com a marca. Sendo assim, é necessário checar o rótulo do produto.

  • Refrigerante zero por suco de limão

    Quantidade de sódio: 30 mg X 0 mg

    Mais benefícios da troca: o suco de limão tem apenas 14 calorias e conta com 30 mg de vitamina C (metade do que necessitamos num dia). A vitamina C ajuda na absorção do ferro pelo organismo, fortalece a imunidade e combate radicais livres. Refrigerantes sem calorias são ricos em sódio, pobres em nutrientes.

    Dica de consumo: na hora de adoçar, opte pelo mel de abelha. Ele possui apenas 6 mg de sódio, contra 12 mg do açúcar refinado e 25 mg do mascavo.

Texto: Leonardo Valle / Fotos: Danilo Tanaka / Adaptação: Ana Paula Ferreira

Não perca o prazer de comer para controlar o consumo de sódio. O segredo é fazer as substituições certas à mesa. Confira quais são elas:

Revista VivaSaúde edição 120

 

 



COMENTE!