assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Alimentos que agravam a gastrite

Publicado em 26 de Feb de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Conheça os alimentos que são vilões do estômago saudável e agravam a gastrite


  • 1. Refrigerantes

    O gás contido nesse tipo de bebida provoca um aumento na secreção da gastrina, o hormônio que é responsável pela dissolução do ácido no sistema digestório.

  • 2. Frituras

    Sempre que é submetido a altas temperaturas, o óleo se satura e se oxida, o que dá origem a uma substância chamada acroleína, a qual irrita a mucosa gástrica e provoca crises de gastrite.

     

  • 3. Condimentos

    Determinados condimentos irritam a mucosa do sistema digestório por diversos fatores, tais como: a capsiacina da pimenta, naturalmente irritante, a gordura dos condimentos como catchup e maionese, além do excesso de açúcar presente.

     

  • 4. Doces gordurosos, como o chocolate e o chantili

    A gordura encontrada em doces concentrados demais provoca uma secreção maior de ácido gástrico. São também alimentos derivados do leite, que, por possuírem cálcio, tornam o meio do estômago alcalino, e o organismo, para combater esse efeito, produz ainda mais solução ácida.

     

  • 5. Café ou chá-preto

    A cafeína presente no café e a teína, substância presente nos chás como o mate e o preto, refrigerantes e bebidas alcoólicas, também proporcionam um efeito irritante da mucosa e podem ferir a parede do estômago, caso a ingestão desses alimentos alta e continuada.

     

Texto: Revista VivaSaúde Especial Gastrite / Fotos: Danilo Tanaka e Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira 

 

Revista VivaSaúde Especial Gastrite

 




COMENTE!