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Alimentos que aumentam o colesterol ruim

Publicado em 01 de Aug de 2014 por Clara Ribeiro | Comente!

No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e para te ajudar a controlá-lo, a nutricionista Sulanne Oliveira indica que alimentos evitar. Confira



Texto: Clara Ribeiro / Foto: Shutterstock

Alimentos gordurosos são os que mais devem ser evitados para não ocorrer o aumento

do colesterol ruim. Veja lista indicada pela nutricionista

Foto: Shutterstock

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil. O desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco que podem ser controlados como alimentação, prática de atividades físicas, obesidade, diabetes, tabagismo e também o aumento do colesterol, problema que afeta milhões de brasileiros.

E no próximo dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Colesterol, data que visa conscientizar a população sobre os riscos do colesterol ruim, o LDL. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população brasileira sofre com o problema. “É ele que se deposita nos vasos sanguíneos formando as placas de gordura", esclarece a nutricionista da Netfarma, Sulanne Oliveira. O mau colesterol é considerado alto, quando seus níveis são iguais ou superiores a 130 mg/dL.

A especialista lembra que também há o colesterol 'bom', responsável por limpar o vilão LDL do organismo. O denominado HDL pode ser encontrado, por exemplo, nas verduras, feijão, azeite de oliva e damasco.

Já o LDL está presente em diversos alimentos, e a nutricionista Sulanne listou alguns para serem evitados em sua dieta:

Frituras
Coxinha, risole, batata frita, chips. Esses alimentos são extremamente nocivos. Mesmo que se utilize um bom óleo vegetal ou até azeite extravirgem, ao ser aquecido, o óleo passa por reações químicas e forma gordura trans, que eleva o LDL. Prefira alimentos grelhados e assados.

Queijos amarelos
Prato, mussarela, cheddar, gouda. Os queijos amarelados são os que apresentam maior teor de gordura saturada e colesterol. O ideal é consumir laticínios desnatados e queijos brancos como o queijo minas, cottage, ricota.

Embutidos
Mortadela, salame, presunto, salame, salsicha e linguiça são alimentos com bastante gordura. Ser for consumir embutidos, evite os de origem suína, que são mais maléficos. 

Produtos à base de nata
Creme de leite, chantilly, manteiga e requeijão. Esses alimentos trazem alto índice de gordura saturada e colesterol. Prefira versões desnatadas e light.

Carnes gordas
Carnes vermelhas com gordura e pele de aves são ricas em gordura saturada. Prefira cortes magros (lagarto, alcatra, patinho, peito de frango) e tire toda a gordura aparente. O modo mais saudável de  prepará-los é na grelha. 

Além dos citados, a profissional diz que é bom evitar também alimentos como gema de ovo, óleo de dendê e industrializados como sorvetes, salgadinhos, biscoitos e bolachas.



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