assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Alimentos que funcionam como botox

Publicado em 23 de Dec de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Eles evitam o desgaste das células, têm o poder de regenerar os tecidos e ainda conseguem controlar os danos pela radiação solar. Conheça os grandes alimentos aliados na luta contra o envelhecimento


  • Tomate

    O licopeno, que dá a cor avermelhada à hortaliça, tem o poder de defender a pele contra os raios ultravioleta do sol. “Ele protege as fibras de colágeno e contribui para a renovação celular”, afirma a dermatologista Denise. O ideal, segundo a nutricionista Andréa, é saborear um tomate pequeno maduro, pelo menos três vezes por semana, com um pouco de azeite de oliva: “ele é importante para melhorar a absorção do licopeno”, diz ela.

  • Melão cantaloupe

    O tom alaranjado desta fruta indica que ela é rica em betacaroteno, outro nutriente que exerce a função fotoprotetiva. Além de barrar a ação negativa da radiação solar, a fruta é rica em vitamina A, que reforça as defesas cutâneas. Consuma uma fatia ao dia e altern com “uma cenoura, dois damascos secos ou duas colheres de abóbora cozida”, sugere Andréa.

  • Iogurtes

    Se você escolher aqueles abastecidos de lactobacilos, o intestino e a pele vão agradecer. Eles reforçam a imunidade da pele, evitando, por exemplo, a formação de manchas após uma exposição prolongada ao sol. O ideal, segundo Andréa, é optar pelos iogurtes com lactocibacilos paracasei e johnsonii, uma porção duas vezes na semana basta.

  • Chá-verde

    Os polifenóis, presentes em grande quantidade nas folhas deste chá, são famosos pela faxina que promovem no organismo, mandando embora as toxinas e os radicais livres. Como esses dois vilões costumam apagar a beleza da pele e abrir caminho para manchas e rugas, Andréa recomenda beber 3 a 4 xícaras por dia ou 1 a 2 xícaras, no caso dos chás verdes enriquecidos com outras substâncias antienvelhecimento, como vitamina C, selênio e zinco.

  • Folhas verde-escuras

    Espinafre, couve, brócolis e repolho também saem na frente no quesito ação antioxidante. Para evitar que as células fiquem, digamos, enferrujadas e a pele envelheça antes da hora, a dica da nutricionista Andréa é consumir dois pratos de sobremesa por dia. Na hora da compra, escolha o espinafre que estiver mais próximo da luz – segundo um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry as folhas iluminadas preservam mais as vitaminas C, K, E e folato.

  • Soja

    Com uma ação semelhante à do estrogênio, o hormônio produzido pelo corpo da mulher, as isoflavonas presentes na soja estimulam a renovação celular. O resultado é que as rugas demoram a aparecer, a pele fica mais hidratada, a textura melhora e ainda é possível prevenir manchas e ressecamento. A dica da médica Denise é consumir de 25 g de proteína de  soja por dia, o equivalente a ½ xícara (chá). Vale também, segundo ela, incluir na dieta alimentos como quibe, tofu e missô, que são ricos nesse ingrediente.

  • Acerola

    Ela vem abarrotada de vitamina C, nutriente que contribui para a formação de dois aliados da beleza: o colágeno e a elastina. O primeiro mantém a firmeza da pele enquanto a elastina ajuda a pele a voltar à sua forma original depois de ela ter sido esticada. Como o corpo precisa de ambos, crie o hábito de degustar diariamente duas acerolas ou uma laranja. “Os sucos devem ser consumidos assim que preparados, pois a vitamina C se degrada rapidamente”, observa Andréa.

  • Castanhas

    A vedete da castanha-do-brasil é a vitamina E, outro nutriente que também tem um efeito antioxidante. Ela é capaz de manter a pele jovem e viçosa e, de quebra, ainda protege a saúde coração. Mas, como essa delícia é bastante calórica, a nutricionista Andréa aconselha moderação no consumo. “Duas unidades por dia ou um mix formado por uma castanha, uma noz e uma amêndoa, que contam com o mesmo efeito benéfico, são suficientes”, afirma ela.

  • Salmão

    Este peixe é rico em ômega-3, um ácido graxo capaz de evitar as marcas da ação danosa do sol. “Ele é um antioxidante natural e, quando consumido, deixa a pele mais macia e luminosa”, conta a médica Denise. Inclua-o no prato três vezes por semana. Basta um filé médio, de 100 g, que pode ser alternado com sardinha ou anchova.

  • Frutinhas vermelhas

    Não se engane com o tamanho delas. Açaí, framboesa, amora, pitanga, groselha, uva roxa e mirtilo contêm altas doses de antocianinas. “Elas neutralizam o efeito dos radicais livres e, evitam o envelhecimento precoce”, lembra Denise. Segundo Andréa, elas previnem os melasmas, as manchas escuras do rosto. Ingerir cinco unidades/dia.

Texto: Michelle Freire/ Fotos: Shutterstock, Divulgação, Danilo Tanaka/ Adaptação: Letícia Maciel

 

Revista VivaSaúde Edição 122



COMENTE!