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Ansiedade e depressão: veja como alguns alimentos podem intensificar os sintomas

Publicado em 30 de Aug de 2016 por Kelly Miyazato | Comente!

Na hora de escolher as opções para o cardápio, fique atenta aos vilões da mente feminina e entenda como alguns alimentos podem intensificar os sintomas da ansiedade e da depressão



 

Ansiedade e depressão: veja como alguns alimentos podem intensificar os sintomas

Assim como alguns nutrientes podem melhorar os sintomas da ansiedade e da depressão, outros são capazes de piorá-los. A maioria parece trazer um alívio momentâneo, mas, depois que o efeito passa, lá vem o mal-estar de novo, e parece que ainda mais forte. Confira quais os compostos e os alimentos que você deve reduzir ou mesmo evitar para manter a serenidade no dia a dia:

  • Álcool

Bebidas alcoólicas também causam euforias rápidas, para, logo em seguida, gerarem a sensação de depressão. Além disso, a ingestão constante de álcool (no caso, o etanol) atrapalha a ação do cálcio nos neurônios e nas sinapses nervosas, o que desregula a liberação de neurotransmissores e pode desencadear problemas, como a ansiedade.

  • Cafeína

Essa substância age diretamente no nosso estado de espírito. Isso porque a cafeína produz sintomas no corpo idênticos ao de uma crise de ansiedade comum, como insônia, dor de cabeça, irritação, náuseas e tremores. Ela ainda provoca a vasoconstrição na parte superior do corpo, ou seja, reduz o calibre de veias e artérias, o que também está relacionado à ansiedade, já que ela age diretamente no nosso sistema nervoso central. Por isso, cuidado com excesso de café e chás como o mate e o verde.

  • Gorduras saturadas

Esses lipídios, além de terem uma reação semelhante ao açúcar quando ativam os centros de prazer no cérebro, costumam causar diversas inflamações, o que acaba com o nosso humor, como explica a nutricionista funcional e clínica Daniela Jobst (SP). Isso é ocasionado porque, com o processo, mais radicais livres são liberados pelo corpo, aumentando a quantidade de cortisol, hormônio ligado ao estresse. As principais fontes dessas gorduras são alimentos de origem animal, como carnes, laticínios, ovos e industrializados.

 

Para saber mais sobre os alimentos que podem intensificar os sintomas da ansiedade e da depressão, basta adquirir o seu exemplar da Coleção Viva Saúde Especial - Mente Feminina pelo site. Vem ver! → //bit.ly/2bxWkVW

 

*Texto Coleção Viva Saúde Especial - Mente Feminina | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Coleção Viva Saúde Especial - Mente Feminina

 

 

 

 

 

 

 



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