assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Aposte na romã

Publicado em 04 de Apr de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Com potencial antioxidante, a romã tem diversos benefícios para a saúde, entre eles a prevenção do câncer de próstata



Texto: Leonardo Valle / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira

O consumo do suco de romã espanta as dores musculares causadas pela prática de exercícios

físicos. Foto: Shutterstock

Dona de um potencial antioxidante que supera o vinho e o chá-verde, ela previne o câncer de próstata, ameniza os sintomas da artrite, e conta com vários outros benefícios. Veja os motivos para você apostar na romã:

Faz bem porque...
Não é exagero dizer que a romã é um dos melhores alimentos funcionais do reino vegetal. A fruta oferece uma série de nutrientes como o cálcio, o ferro, o potássio, o magnésio, o sódio, o fósforo, a vitamina C e o ácido elágico. Seu maior e principal benefício, contudo, é ser uma poderosa arma antioxidante e neutralizar os radicais livres. Dessa forma, a romã previne doenças relacionadas ao estresse oxidativo, como câncer, doenças neurodegenerativas, diabetes, entre outras.

Poderoso ácido elágico
Esse ácido é responsável pela brilhante coloração avermelhada da romã, e ainda tem ligação com as moléculas de cobre e de ferro. Com isso, ele inibe a formação dos chamados radicais livres e, além disso, impede que eles ataquem as células. O ácido elágico também tem o poder de reduzir sintomas da artrite, de acordo com uma recente pesquisa da Universidade Case Western Reserve, situada nos Estados Unidos (EUA).

Qual a relação da romã com o câncer de próstata?
Um estudo da Universidade da Califórnia sugeriu que o consumo do suco da romã tem como propriedade a capacidade de redução do antígeno prostático específico (PSA), além de combater a multiplicação de células cancerígenas. A partir dessas evidências, a fruta vem sendo relacionada à prevenção dessa doença.

 

Outros benefícios

Pele: a romã possui uma capacidade antioxidante três vezes maior do que o chá-verde, segundo pesquisa da Universidade de Baroda, na Índia: uma arma contra o envelhecimento precoce.

Coração: pesquisas da Universidade Queen Margaret, na Escócia, mostram que o consumo diário de ½ litro de suco de romã diminuiu a gordura abdominal e controlou a pressão arterial.

Músculos: o consumo do suco espanta as dores musculares causadas pela prática de exercícios físicos. Entre os homens o benefício foi a diminuição de 25% nas dores corporais.

Antibactericida: a casca é fonte de ácido gálico, útil contra vírus e bactérias. O extrato é um poderoso antisséptico, combatendo bactérias gram-positivas e gram-negativas.



COMENTE!