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Benefícios das folhas verdes

Publicado em 09 de May de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Apesar de não serem muito populares no cardápio de algumas pessoas, as folhas verdes podem prevenir diversas doenças como diabetes, prisão de ventre e gastrite


  • Alface

    Características: as variedades mais escuras são fonte de betacaroteno, vitamina K, potássio e ácido fólico — que aumenta a produção de glóbulos brancos e vermelhos.

    Quantidade diária: 15 folhas (87 g)

     

  • Agrião

    Características: rico em vitaminas C e A, e minerais como cálcio, ferro e potássio, tem efeito diurético, e bom para problemas de tireoide, devido ao iodo em seu talo.

    Quantidade diária: 2 1/2 pratos de sobremesa (63 g)

     

  • Chicória

    Características: também conhecida como escarola, ela possui vitaminas A, C, D e do complexo B, além de ferro, fósforo e cálcio, e é considerada diurética.

    Quantidade diária: 2 pratos de sobremesa (75 g)

  • Repolho

    Características: é fonte de vitaminas C, E, K e do complexo B, além de ter ferro, potássio, fósforo e cálcio. Mas pode causar flatulências e desconfortos abdominais.

    Quantidade diária: 7 pratos de sobremesa (75 g)

     

  • Couve

    Características: fonte de betacaroteno , vitaminas A, C, E e K, e dos minerais cálcio, fósforo e ferro, ajuda em enfermidades do fígado e dos pulmões.

    Quantidade diária: 1 prato de sobremesa (50 g)

     

  • Acelga

    Características: Rica em vitaminas A, C, K, niacina (complexo B) e fibras, pode ajudar na prisão de ventre e gastrites.

    Quantidade diária: 2 pratos de sobremesa (50 g)

     

  • Rúcula

    Características: rica em vitaminas A e C, e em minerais como ferro e fósforo. Apesar do gosto forte, ela ajuda na saúde dos pulmões.

    Quantidade diária: 15 folhas (30 g)

     

  • Espinafre

    Características: fonte de ácido fólico, vitaminas A e do complexo B, de cálcio, ferro e fósforo. Também é rico em luteína, um poderoso antioxidante.

    Quantidade diária: 1/2 prato de sobremesa (65 g)

     

  • Almeirão

    Características: contém vitaminas A, C e do complexo B, e é uma boa fonte de fósforo e ferro. Ajuda a abrir o apetite e também faz bem para o fígado e vesícula.

    Quantidade diária: 2 1/2 pratos de sobremesa (80 g)

     

Texto: Rita Trevisan e Louise Vernier/ Fotos: Danilo Tanaka e Reprodução / Adaptação: Ana Paula Ferreira

 

Revista VivaSaúde edição 106 



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