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Calmantes naturais: saiba como frutas e ervas podem ser suas aliadas para aliviar as tensões

Publicado em 23 de Jan de 2017 por Kelly Miyazato | Comente!

Lembra daqueles conselhos da vovó? Aposte na dica e tome os tradicionais chazinhos que desempenham o papel de calmantes naturais e saiba já como frutas e ervas podem ser suas aliadas para aliviar as tensões



 

Calmantes naturais: saiba como frutas e ervas podem
ser suas aliadas para aliviar as tensões

Os tradicionais chazinhos de ervas como a cidreira, a camomila e a melissa, bem como o maracujá, são os recursos mais usados para “acalmar os nervos” de forma natural. Há evidências que confirmam as propriedades calmantes desses ingredientes, tanto que há diversos produtos com eles nas prateleiras das farmácias. Os nutricionistas também têm utilizado a fruta ou os extratos para preparar bebidas geladas e refrescantes, pois há quem não goste de chás. “Não acho que existam estudos confiáveis que comprovem esse efeito, mas é possível que essas plantas possuam efeito ansiolítico, visto que são usadas há muito tempo como tal”, considera o neurologista Fábio Porto (SP).

  • Na ansiedade e na depressão

Um estudo com 57 pessoas, ao todo, comparou os efeitos do extrato de camomila em cápsulas e placebo, e constatou que o primeiro trouxe resultados no combate à ansiedade e à depressão. Os dados, obtidos por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos) foram publicados no periódico Alternative Therapies in Health and Medicine.

 

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*Por Tataina Pronin | Foto Shutterstock | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Revista VivaSaúde | Ed. 163

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