assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Chá verde contra o câncer de pele

Publicado em 29 de Apr de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Testes revelaram que o chá-verde possui capacidade de proteger as células humanas contra danos provocados pelos raios solares, prevenindo o câncer de pele



Texto: Revista VivaSaúde Especial Colesterel / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira

O ideal é que sejam consumidas de 3 a 4 xicaras de chá-verde diariamente, de preferência sem

adoçar. Foto: Shutterstock

O consumo regular da infusão das folhas do chá verde é um dos responsáveis pelo menor índice de infarto nos países do Oriente. Originário da China e da Índia, ele tem se difundido pelo mundo por causa de suas virtudes. Faz cair as taxas de colesterol, ativa o sistema imunológico e há indícios de que previne certos tipos de câncer. As vantagens decorrem da ação de antioxidantes como as catequinas, capazes de neutralizar os radicais livres que envelhecem precocemente as células.

Trabalhos concluíram que o consumo de três xícaras diárias promove redução expressiva no risco de mortalidade por doença cardiovascular. Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition revelou que a bebida estimula o metabolismo, colaborando no controle do peso. Outros chás também são produzidos a partir da mesma planta, a Camellia sinensis. O branco é feito de folhas novas, enquanto o vermelho e o preto são submetidos a processos de fermentação. Embora todos tenham qualidades, o mais estudado é o verde, que passa rapidamente pelo calor para secar, o que preserva seus compostos químicos benéficos.

Modo de usar: beba de 3 a 4 xícaras diárias, de preferência sem adoçar. Para suavizar o sabor amargo, adicione à água da fervura um pedaço de casca de abacaxi ou maçã seca.

 

Chá verde protege contra raios solares

O chá-verde foi um dos destaques de um congresso da Academia Americana de Dermatologia depois que um teste de laboratório efetuado na Universidade de Nova Jersey, nos EUA, revelou sua capacidade de proteger as células humanas contra danos provocados pelos raios solares. Desde então, sua lista de indicações passou a incluir a prevenção do câncer de pele. Para isso, além de ingerir a infusão, é possível espalhar sobre o corpo um creme enriquecido com chá-verde.

 


 



COMENTE!