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Chocolate faz bem

Publicado em 25 de Mar de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

O chocolate amargo melhora a saúde do coração e ajuda a combater o estresse. Mas atenção na hora de comer, apenas os chocolates com maior concentração de cacau têm benefícios à saúde.



Texto: Ivonete Luciriro/Fotos: Danilo Tanaka/Produção: Janaina Resende/ Adaptação: Letícia Maciel

O chocolate amargo além de antioxidante natural, faz bem ao coração e combate a ansiedade
e o estresse. Foto: Danilo Tanaka.

Quem gosta de chocolate? Uma pergunta que dificilmente vai ter  resposta negativa. Mas quando o assunto é de engordar, muitas pessoas acabam dizendo não na hora de comer. Especialistas pesquisaram e chegaram a conclusão de que chocolate faz bem à saúde.
O consumo ajuda na redução da formação de placas de gordura, no controle da pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo”, diz a nutricionista Camila Ragne Torreglosa, do setor de nutrição preventiva do Hospital do Coração (SP). “Mas esse benefício só é obtido se o chocolate tiver acima de 70% de cacau e for consumido dentro de uma alimentação equilibrada. Ou seja, não adianta nada comer chocolate amargo no meio de uma dieta que, basicamente, é rica em gordura saturada, trans, açúcar e um monte de produtos industrializados”, completa a especialista.

Mais do que antioxidante

A maior parte dos benefícios trazidos pelo chocolate vem dos flavonoides (chamados catequinas e proantocianidinas), que são antioxidantes naturais. Mas o alimento também é uma fonte importante de potássio e magnésio, minerais envolvidos principalmente na força muscular. Quanto mais processado for o chocolate, menor a quantidade de substâncias ativas que fazem bem ao organismo. “O chocolate ao leite contém cerca de quatro vezes menos flavonoides do que o amargo”, explica a nutróloga Melanie Rodacki, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Por outro lado, por conter leite, é fonte de cálcio”, completa Melanie. O mineral é importante para os ossos, apesar de não ter papel na proteção do coração. O chocolate branco é uma boa fonte de cálcio mas, não se engane, pois esse tipo não apresenta nada de cacau em sua receita. Não se deve esquecer que, embora saudável, o chocolate é extremamente calórico. Na média, são 120 calorias em cada porção de 25 gramas. Por isso, não é para empanturrar-se. “Cerca de 40 gramas três vezes por semana são mais do que suficientes para obter todos esses benefícios sem comprometer a silhueta”, diz o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Para evitar o estresse

Não é apenas o coração que se beneficia pelo chocolate. Ele é uma boa arma contra o estresse e a ansiedade. Se você é mulher, já percebeu como aumenta sua vontade de dar uma dentada em uma suculenta barra quando está com TPM? Os efeitos curativos contra os males da alma vêm sendo confirmados pela ciência. Um estudo realizado no ano passado e publicado no Jornal de Pesquisa do Proteoma, dos Estados Unidos, confirmou que cerca de 40 gramas de chocolate amargo por dia, durante duas semanas, reduziram os níveis do hormônio do estresse na circulação sanguínea. É a prova de que o consumo regular modifica mesmo o metabolismo. Apesar de todos os benefícios – até mesmo gastronômicos – seu paladar não agrada a todos. Como é a versão amarga que traz tantas vantagens, o sabor pode ser um impedimento para seu consumo. “Uma dica para começar a consumir esse tipo de chocolate é introduzir chocolates com um teor ligeiramente maior de cacau e ir aumentando aos poucos, para habituar o paladar”, aconselha a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Nutricional Equilíbrio (SP). Além disso, o chocolate amargo pode também ser usado em receitas associadas com frutas como, por exemplo, em um creme de abacate ou morango com calda de chocolate. Outra opção possível é consumi-lo com sementes. Caso ainda não tenha se rendido a ele, é certo que em pouco tempo você vai se apaixonar pelo amarguinho.

40 gramas de chocolate 3 vezes por semana são suficientes
para ter todos os benefícios à saúde. Foto: Danilo Tanaka.

Qual o melhor chocolate?

Conheça mais sobre os chocolates e escolha a melhor opção sem sair da dieta:

Amargo: É composto principalmente por sementes de cacau e pouca quantidade de manteiga, açúcar e leite. Em contrapartida, traz uma taxa alta de flavonoides, antioxidantes naturais. O teor de cacau fica em torno de 50% a 70%.

 

Meio amargo:Tem as mesmas características do amargo, com uma taxa de cacau entre 40% e 50%.

Ao leite: Composto por liquor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. Como a quantidade de cacau é menorabaixo de 40% –, não traz vantagens para o coração, mas tem cálcio em sua composição.

Branco: Mistura de leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. Tem zero de semente de cacau e, portanto, zero de flavonoides

De soja: Pode conter uma variada quantidade de cacau. É 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose, glúten e colesterol. Indicado para quem tem intolerância à lactose.

Dietético: Pode conter uma variada quantidade de cacau, mas há uma redução na quantidade de açúcar. Não é, necessariamente, menos calórico, já que pode conter um teor maior de gorduras.



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