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Cogumelos mais consumidos no Brasil

Publicado em 19 de Sep de 2014 por Clara Ribeiro | Comente!

Como possuem propriedades antioxidantes, consumi-los é uma ótima opção no combate aos radicais livres. Conheça mais benefícios dos três tipos de cogumelos mais consumidos no Brasil



Texto: Camila Cabreras / Produção: Janaina Resende / Fotos: Fabrizio Pepe / Adaptação: Clara Ribeiro

O champignon é o mais consumido pelos brasileiros

Foto: Fabrizio Pepe

Cogumelo de Paris

Características: popularmente conhecido como champignon, esse tipo de cogumelo é o mais consumido no país. Caracterizado por sua cabeça carnuda, tem cor branca e talo curto, e é facilmente encontrado em redes de supermercados. “Rico em vitaminas B1, B2, B3, C, D, ácido fólico, cálcio, potássio, iodo, sódio, fósforo e selênio, protege a pele e a visão, além de prevenir problemas de tireoide e ajudar no sistema imunológico”, alerta o produtor Possobon, da Anpc.
Valor calórico: 13 kcal (43 gramas).
Melhores preparações: Strogonoff, aperitivos, molhos, saladas e pizzas.

O shiitake  é bem saboroso e rico em proteínas

Foto: Fabrizio Pepe

Shiitake

Características: de cor homogênea e mais escura, esse tipo de cogumelo apresenta aroma e sabor agradáveis, além de alto valor nutricional, que, segundo Possobon, ajuda a estimular o sistema imunológico. “Ele também pode ser considerado um tônico de longevidade, além de remédio para o coração, câncer, pressão arterial e redução das plaquetas sanguíneas aderentes”, explica a nutricionista Vanderli. O fungo é rico em proteínas, vitaminas B, C, D, E, fósforo, potássio, ferro e sais minerais.
Valor calórico: 14 kcal (43 gramas).
Melhores preparações: Risotos, molhos, massas, saladas e pizzas.

Mais encontrado na culinário oriental, o shimeji ajuda no combate ao colesterol e pressão alta

Foto: Fabrizio Pepe

Shimeji

Características: apresenta talo comprido e fino e cabeça pequena, de cor acinzentada. Fonte de vitamina C, selênio, ferro eproteínas, fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças do coração, como hipertensão, colesterol e diabetes.
Valor calórico: 15 kcal (43 gramas).
Melhores preparações: Grelhados, fritos, massas, yakissoba e risotos.

Revista VivaSaúde - Edição 137



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