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Dieta mediterrânea para prevenir doenças do coração

Publicado em 19 de Jun de 2015 por Clara Ribeiro | Comente!

Também conhecida como a dieta do mediterrâneo, se adotada, a prática pode evitar em 30% os ataques cardíacos, de acordo com a Universidade de Barcelona. Conheça cardápio completo



Texto: Clara Ribeiro / Foto: Shutterstock

A dieta mediterrânea é um padrão alimentar que tem origem nas populações

da região do Mar Mediterrâneo. Conheça cardápio para seguí-la!

Foto: Shutterstock

Considerada uma das terapias alimentares mais completas e equilibradas, a dieta mediterrânea se caracteriza por ser rica em fibras e priorizar o consumo de alimentos de origem vegetal. Um estudo realizado em 2013 pela Universidade de Barcelona revela que a dieta é a mais indicada para prevenir doenças do coração e pode reduzir em até 30% as chances de infarto ou derrame. "Foram realizados diversos estudos que comprovam que as pessoas da região do Mar Mediterrâneo eram mais saudáveis. Pra quem quer emagrecer também é uma ótima opção. A dieta rica em fibras mantem a pessoa saciada, regulariza o intestino e resulta até na beleza da pele e dos cabelos, por exemplo", coloca Ana Paula Cruz, nutricionista do Complexo Hospitalar de Niterói (RJ).

 A especialista explica o que a dieta envolve o consumo de azeite de oliva, frutas oleagenosas -amêndoa, avelã, macadâmia, nozes, entre outras -, ervas para dar sabor aos alimentos ao invés do sal. "Ela estimula o consumo de água, legumes, verduras, alimentos integrais, muitas frutas e carnes magras", complementa Ana Paula. 

Acompanhada do charme do vinho, exercícios físicos e refeição realizada em família, a rotina da dieta mediterrânea se torna importante aliada para manter boa qualidade de vida. Conheça exemplo de cardápio sugerido pela nutricionista Ana Paula Cruz:

Café da manhã:

  • Suco de fruta natural
  • Pão integral ou torrada integral
  • Geléia caseira de fruta sem açúcar
  • Queijo ricota ou cottage

Lanche:

  • Fruta

Almoço:

  • Salada verde  temperada com azeite de oliva e vinagre
  • Filé de peixe com ervas finas
  • Cenoura/ couve-flor/ vagem cozidos no vapor
  • Arroz integral
  • 100ml de  vinho tinto

Lanche: 

  • Salada de fruta com granola

Jantar:

  • Salada verde com tomate cereja, manga e damasco
  • Arroz integral 
  • Omelete de espinafre com queijo

Ceia: 

  • Chá + fruta


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