assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Guacamole com abacate

Publicado em 13 de Feb de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Seja reduzindo os níveis de colesterol ruim, ou previnindo doenças cardícas, o abacate traz vários benefícios ao organismo.Na receita de guacamole, a fruta dá mais sabor, confira!



Texto: Leonardo Valle/Foto: Shutterstock/Consultoria: Daísa Pinhal, Nutricionista do Oba Hortifruti de Campinas (SP)/ Adaptação: Letícia Maciel

O abacate reduz o colesterol ruim, previne o câncer de mama e ajuda na formação de ossos.
Foto: Shutterstock.

O abacate é a fruta que ela contém pró-anticianidina, que reduz a oxidação de gorduras no sangue. Esse problema leva à formação placas de colesterol, que entopem as artérias. Outro benefício é a presença de gorduras monoinsaturadas, que reduzem o colesterol ruim (LDL). A polpa tem vitamina B, C e carotenos, precursores da vitamina A. Veja a deliciosa receita de guaca mole com abacate que VivaSaúde ensina para você!

Guacamole

Ingredientes

  • 3 abacates médios maduros
  •  1 tomate em cubinhos
  •  1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado com 1/2 colher (chá) de sal
  •  1 pimenta-malagueta picada sem sementes (opcional)
  • 1 1/2 colher (sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de coentro fresco picado
  • pimenta-do-reino

Modo de preparo

Lave os abacates e enxugue-os com papel toalha. Corte-os ao meio, retire a polpa com uma colher e coloque em uma tigela. Adicione os ingredientes restantes e, depois, misture até ficar uniforme. Depois, é só temperar com pimenta a gosto e servir.

A pimenta tras o sabor picante ao prato de
origem mexicana. Foto: Shutterstock.

Quem pode comer?

Homens: o abacate possui antioxidantes e previne doenças crônicas. Boa fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis, facilitam a eliminação das gorduras.

Gestantes: contém folato (vitamina B9), essencial para a produção do material genético, que previne a má-formação fetal. Sua vitamina C facilita a absorção de ferro.

Mulheres: fonte de carotenoides, como betacaroteno, alfa-caroteno, luteína e zeaxantina, substâncias que combatem radicais livres e previnem o aparecimento de certos tipos de câncer, como o de mama.

Idosos: os caretonoides atuam como precursores da vitamina A, e diminuem o risco de catarata. A vitamina C afasta infecções e ajuda na formação de ossos,cartilagens e mucosas mais fortes.

 



COMENTE!