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Opções de manteigas, margarinas e cremes vegetais saudáveis

Publicado em 26 de Aug de 2014 por Marília Alencar | Comente!

Para preparar aquele pãozinho tão tradicional, escolha entre as opções de manteigas, margarinas e cremes vegetais a que é mais benéfica para a sua saúde


  • Manteiga e Margarina 50% menos Colesterol sem Sal, Vigor, 200 g, R$ 3,03. A manteiga é derivada do leite e por isso possui gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é feita de óleos vegetais e apesar de conter gorduras trans, é livre do colesterol. Nesse caso, uma colher de sopa (10 g) apresenta 45 kcal e 1,7 g de gorduras saturadas, além de não conter sódio.

  • O creme vegetal e a margarina são parecidos, mas a principal diferença é que a segunda pode conter leite. Os principais benefícios do creme vegetal Becel Pro-Activ são os fitoesteróis: substâncias vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol - podendo reduzir até 15% os níveis de colesterol.

  • Manteiga sem sal, Batavo, 200 g, R$ 3,80. Cada 10 g (colher de sopa) do produto conta com 74 kcal. Não possui sal, então apresenta 0% de sódio na sua composição, o que é bom para quem tem pressão alta. Por ser derivada do leite, contém colesterol e apenas 0,2 g de gorduras trans, quese consumida em excesso pode causar o aumento do colesterol LDL (ruim) e diminuir o HDL (bom).

  • Margarina Mila, Delícia, 500 g, R$ 3,29. Com 36 kcal e 1,5 g de gorduras saturadas, a margarina não possui colesterol. Conta, também, com 45 mcg de vitamina A. Não possui valores significantes de carboidratos ou proteínas. Mas quem tem pressão alta deve ficar atento às quantidades, pois o produto apresenta 90 mg de sódio em sua composição.

  • Manteiga sem sal, Elegê, 200 g, R$ 3,45. O produto conta com 74 kcal, 4,6 g de gorduras saturadas e 0,2 g de gorduras trans. Deve-se atentar, pois em grandes quantidades elas podem ocasionar problemas cardiovasculares. Seus pontos positivos são conter cálcio (1,5 mg) e não apresentar sódio.

Texto Jéssie Panegassi/ Fotos: Divulgação/ Adaptação: Marília Alencar

Revista VivaSaúde/ Edição 112



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