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Inulina: fibra amiga dos diabéticos

Publicado em 07 de Mar de 2018 por Redação | Comente!

Conheça os benefícios desse nutriente pouco conhecido



Inulina

Um nutriente pouco conhecido, mas que ainda assim vale a pena investir em chás é a inulina, uma fibra alimentar encontrada no chá-verde, na cebola, no alho, na banana, no tomate, na cevada, na aveia e no trigo.

A fonte mais conhecida é a batata yácon, que vem ganhando fama nos últimos anos. Outra fonte comum de inulina é a raiz da chicória, que pode ser consumida por diabéticos como substituto do açúcar por conter de 1 a 2 kcal/g.

“Trata-se de uma fibra que age no intestino grosso, ajustando a flora intestinal e estimulando o corpo a eliminar toxinas”, explica Lívia Yumi Yokomizo, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).

A inulina também ajuda em processos digestivos. “Por ser uma fibra insolúvel, quando digerida, a inulina produz ácidos graxos com ação de saciedade para o indivíduo. Com isso, ela ajuda a queimar gorduras e a saciar a fome ao mesmo tempo”, conta a nutricionista Daniela Jobst (SP).

 

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*Por Ivonete Lucírio, Marcela Carlini, Caroline Randmer, Fernanda Emmerick, Michelle Freire, Carla Gasparetto e Murilo Toretta | Foto Shutterstock e Escala Imagens | Adaptação Isis Fonseca.

 

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