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Os 5 vilões do colesterol

Publicado em 17 de Apr de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Conheça quais alimentos fazem o LDL (mau colesterol) subir a patamares perigosos



Texto: Revista VivaSaúde Especial Colesterol / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira

Mesmo que utilize o óleo vegetal ou azeite extravirgem, ao ser aquecido, o óleo passa por 

reações químicas e os benefícios viram fumaça. Se ficar horas queimando ou for reutilizado,

forma gordura trans. Prefira alimentos grelhados e assados. Foto: Shutterstock

Conheça os alimentos que fazem o LDL (mau colesterol) subir a patamares perigosos. Os vilões foram selecionados com o auxílio do cardiologista José Carlos Aidar Ayoub, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto (SP). Mas isso não significa que devem ser excluídos para sempre das refeições. O fundamental é reduzir a frequência e a quantidade e investir em formas de preparo mais saudáveis:

1. Frituras

Mesmo que utilize um bom óleo vegetal ou até azeite extravirgem, ao ser aquecido, o óleo passa por reações químicas e os benefícios viram fumaça. Se ficar horas queimando ou for reutilizado, forma gordura trans (presente também em sorvetes, margarinas e bolachas recheadas), de longe as piores, por isso estão sendo banidas: elevam o mau colesterol e fazem despencar o bom. Prefira grelhados e assados.

2. Queijos amarelos

São os que apresentam maior teor de gordura saturada e colesterol. Escolha laticínios desnatados e queijos brancos: minas, cottage, ricota.

3. Embutidos

Mortadela, presunto, salame, salsicha e linguiça em geral oferecem um exagero de gordura do tipo mais maléfico. Os piores são os de origem suína. Os mais saudáveis são os preparados com carne de peru.

4. Creme de leite

Produtos à base de nata (incluindo a manteiga e o requeijão) requerem moderação pelo alto índice de gordura saturada e colesterol. É comum estarem presentes de “forma invisível” em pães amanteigados, doces recheados e bolos cremosos

5. Carnes gorda

Alguns cortes de carne vermelha são campeões em gordura saturada. Mas a pele de frango também é nociva. Por isso, prefira cortes magros (lagarto, alcatra, patinho), tire toda a gordura aparente e também a pele do frango e prepare na grelha. Coma carne vermelha, no máximo, três vezes por semana.

 

 



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