assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Para que serve cada ômega?

Publicado em 30 de Apr de 2018 por Redação | Comente!

Existem hoje quatro tipos de gordura que levam esses nomes e têm funções diferentes no organismo. Conheça melhor cada uma!



ômegas

Você sabe para que servem os ômegas 3, 6, 7 e 9? Desvendamos cada um desses ômegas e seus benefícios. Confira!

- Ômega 3

O que é?

É um tipo de gordura poli-insaturada conhecida por ser anti-inflamatória, ou seja, importante para evitar doenças ligadas à inflamação do organismo.

Benefícios

Reduz o colesterol ruim, melhora a saúde cognitiva, protege o coração e ajuda na gestação.

Onde encontrar

Peixes de águas profundas (bacalhau, salmão, atum, sardinha, arenque etc.), linhaça, chia e oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, etc.).

- Ômega 6

O que é?

É um tipo de gordura poli-insaturada conhecida por ser inflamatória, mas que, quando consumida em pouca quantidade, pode ajudar na saúde do organismo.

Benefícios

Reduz a pressão arterial e pode diminuir o risco de diabetes tipo 2.

Onde encontrar

Algumas oleaginosas (como nozes e amendoim) e óleos vegetais (como óleo de soja, de girassol e de canola).

- Ômega 7

O que é?

É uma gordura monoinsaturada, que reduz a inflamação e traz uma série de benefícios ao corpo.

Benefícios

Pode ajudar na regulação da insulina, além de ajudar no perfil do colesterol e no controle do apetite.

Onde encontrar

Abacate, coco e óleo de coco e peixes de águas profundas (bacalhau, salmão, atum, sardinha, arenque etc.).

- Ômega 9

O que é?

Tipo de ácido graxo monoinsaturado associado a diversos benefícios ao organismo.

Benefícios

Melhora o perfil de colesterol e triglicérides, ajuda no transporte de vitaminas lipossolúveis e ainda ajuda na produção de hormônios do corpo.

Onde encontrar

Azeite de oliva, azeitona, óleo de canola, abacate e oleaginosas (amêndoas, amendoim, castanhas e nozes).

 

Garanta sua Revista VivaSaúde Ed. 179 e saiba mais informações sobre nutrição!

 

*Por Natasha Franco | Foto Shutterstock | Fonte Cynthia Machado, nutricionista e chefe da nutrição do Hospital Badim (RJ), Clarissa Fujiwara, nutricionista e mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMU SP/SP) | Adaptação Isis Fonseca.

 

Garanta sua Revista VivaSaúde Ed. 179

Assine já e garanta 6 meses grátis de outro título

 

 

 

 

 

 

 

 



COMENTE!