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Preservar nutrientes: veja 5 dicas para o dia a dia

Publicado em 13 de Jul de 2018 por Redação | Comente!

Saiba como manter os nutrientes dos alimentos com algumas práticas no momento do preparo!



Preservar nutrientes

1. Cozinhe os alimentos no vapor

Ao cozinhar na água, a vitamina C e outros componentes hidrossolúveis se perdem. Já o vapor faz com que o cozimento seja mais rápido e isso preserva nutrientes, explica a nutricionista Fabiana Honda (SP).

2. Preserve nutrientes não coando os sucos

O processo de coagem faz que as fibras fiquem para trás, e elas auxiliam o trânsito intestinal, melhorando a saúde cardiovascular e até o humor.

3. Enxague com água corrente

Vegetais descascados que ficam de molho podem ter suas propriedades perdidas na água. Com casca, há como preservar nutrientes. Portanto, enxague-os com água corrente.

4. Descasque por último para preservar nutrientes

Outra forma de preservar nutrientes hidrossolúveis é manter a casca dos legumes o máximo possível ou descasque e pique somente na hora de cozinhar para que o alimento fique menos exposto ao ar.

5. Corte os alimentos em pedaços maiores

Isso expõe menos o interior dos alimentos, conservando os nutrientes. Quanto maior for o pedaço, mais tempo para cozinhar, o que, porém, degrada suas propriedades.

 

*Por Natasha Franco | Foto Shutterstock | Adaptação Isis Fonseca.

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