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Saiba o poder dos polifenóis

Publicado em 04 de Aug de 2015 por Marília Alencar | Comente!

Fitoquímicos encontrados em diversos alimentos atuam como anti-inflamatórios e ajudam a proteger o organismo contra o câncer e doenças cardiovasculares, entre outros benefícios


  • Tanino

    Presente em chás, vinhos, berries e castanhas. Atua como antioxidante e previne doenças cardiovasculares por proteger artérias e melhorar o nível do colesterol bom no sangue.

  • Hespiridina

    Presente em frutas cítricas, como laranja, limão, lima, e também na menta. Atua na redução do colesterol e na fragilidade capilar. Estudos também investigam suas propriedades anticancerígenas.

  • Catequina e epicatequina

    Presentes nos chás verde, preto e branco, cacau, suco de ameixa, fava de feijão e pêssego. Atuam como anti-inflamatórios; reduzem a gordura abdominal, o apetite e a concentração de triglicerídeos plasmáticos; aumentam o gasto energético e a fotoproteção da pele e previnem os cânceres de próstata e boca.

  • Licopeno

    Presente em tomates e seus derivados, melancia, goiaba, mamão e cenoura. Atua como antioxidante, combatendo os radicais livres, e ajuda a prevenir o câncer de próstata.

  • Ácidos fenólicos

    Presentes no café, mate, morango, kiwi, cereja e maçã. Atuam como antioxidantes, anti-inflamatórios e reguladores do ciclo celular.

  • Resveratrol

    Presente no suco de uva integral, no vinho tinto, na amora, no chocolate amargo, nas castanhas e sementes oleaginosas. Aumenta a fotoproteção da pele, aumenta o gasto energético e reduz a concentração de colesterol LDL, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

  • Isoflavona

    Presente na soja e em seus derivados, no feijão-verde, no broto de alfafa, no grão-de-bico e no amendoim. Atua nos metabolismos ósseo e hormonal, modula a tensão pré-menstrual e ameniza os sintomas da menopausa.

  • Quercitina

    Presente em cebolas, maçãs, brócolis, alcaparras, alfarroba, cranberry e radicchio. Atua como anti-inflamatório e aumenta abiogênes e mitocondrial, contribuindo como metabolismo de enzimas.

  • Curcumina

    Presente no açafrão, no curry e na mostarda. Atua como anti-inflamatório e na proteção vascular e cardíaca. Estudam-se os benefícios do polifenol na prevenção de vários tipos de câncer.

Texto Jorge Olavo / Foto: Marcelo Resende

Por um longo tempo, eram poucas as substâncias conhecidas nos alimentos. A atenção ao montar um prato ficava restrita a macro e micronutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. Com o avanço da tecnologia, outros compostos que ingerimos nas refeições passaram a ser identificados. Entre eles estão os polifenóis, que trazem diversos benefícios à saúde: são antioxidantes, anti-infl amatórios e capazes de proteger o nosso organismo contra diversas doenças, como o câncer e problemas cardiovasculares. Os polifenóis são fitoquímicos encontrados em frutas, legumes, ervas, temperos, grãos e verduras. Essas substâncias ajudam as plantas a se protegerem de ameaças naturais e também acabam contribuindo com a nossa saúde. “Há mais de 4 mil polifenóis identificados hoje. Eles trazem inúmeros benefícios para a saúde. O mais conhecido é a sua ação antioxidante”, fala a nutricionista funcional Christiane Vitola de Carvalho Santos (PR).

Diante da vastidão dessas substâncias, os benefícios variam de acordo com o tipo decada composto. Os polifenóis são agrupados em classes – flavonoides, ácidos fenólicos e não flavonoides – e cada uma tem subdivisões, “assim como suas particularidades em relação aos benefícios à nossa saúde.

Revista VivaSaúde/ Edição 146



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