assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Suplementos naturais

Publicado em 01 de Apr de 2015 por Marília Alencar | Comente!

Veja quando o consumo dos suplementos naturais realmente pode ser um aliado da saúde



Texto Leonardo Valle / Foto: Reprodução  

Suplementação

(Foto: Reprodução)

Os suplementos ajudam a repor nutrientes nem sempre ingeridos na alimentação diária. E a suplementação natural, funciona mesmo? Algumas opções naturais já foram testadas e aprovadas. Confira abaixo como elas podem ajudar:

VALERIANA: planta de ação calmante que pode levar à sonolência. É indicada para casos de insônia e ansiedade leves. “Não pode ser consumida como chá e apenas a espécie Valeriana officinalis L. tem ação comprovada” explica Dalva Poyares, médica neurologista do Instituto do Sono, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU: é fonte de ômega-3, vitaminas A e D. Segundo o National Institutes of Health (NHI), ele previne doenças cardíacas, pressão arterial e colesterol altos. Mas cuidado com a dose. “A indicação é de 1 grama/dia”, fala a nutróloga Tamara Mazaracki (RJ).

LEVEDO DE CERVEJA: derivado de um fungo (Saccharomyces cerevisiae), é fonte de vitaminas do complexo B, cromo e selênio. Sua função é fortalecer as defesas naturais do organismo e combater a fadiga.“O ideal é consumir 5 g por dia”, sugere a médica.

GINKGO BILOBA: somente no ano de 2012 foram publicados 1.600 estudos sobre este fitoterápico.“Ele melhora a circulação sanguínea, principalmente nos membros inferiores e no cérebro. Há também evidências de que sua ação na memória e nos sintomas da TPM é benéfica”, completa a médica Tamara.

Revista VivaSaúde/ Edição 113



COMENTE!