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Vitamina C das frutas vermelhas

Publicado em 30 de Apr de 2014 por Leticia Maciel | Comente!

Descubra quais são os benefícios da romã, amora, cranberry e outras frutas vermelhas ricas em vitamina C.


  • Acerola

    Bagagem nutricional: vitamina C, potássio e antioxidantes. Auxilia a manter as defesas do corpo tinindo, além de ser útil contra o envelhecimento precoce.

    Valor calórico: 33 kcal/100 g

    Quantidade de vitamina C: 1 xícara (chá) corresponde a 100% da recomendação diária

    Truque de mestre: evite as que têm manchas e rachaduras; pode ser congelada inteira ou em polpa.

  • Morango

    Bagagem nutricional: vitaminas A, B e C, carboidratos, cálcio e ferro. É levemente diurético e alcalinizante dos ácidos do estômago.

    Valor calórico: 32 kcal/100 g

    Quantidade de vitamina C: 10 unidades correspondem a 100% da recomendação diária


    Truque de mestre: opte pelo cheiro doce, nem duro nem macio. Guarde-os na geladeira.

  • Cranberry

    Bagagem nutricional: vitamina C, fibras, manganês e antioxidantes. Reforça o sistema imunológico, diminui o cansaço e protege contra a infecção urinária.

    Valor calórico: 115 kcal/ 200 ml (suco)

    Quantidade de vitamina C: 1 copo (200 ml) de suco corresponde a 100% da recomendação diária

    Truque de mestre: como a fruta in natura não existe no Brasil, fique com a polpa congelada e os sucos com maior concentração de cranberry.

  • Amora

    Bagagem nutricional: vitaminas A, B e C e ácido cítrico. Outra fruta parceira na digestão e, também, na produção do bom colesterol.

    Valor calórico: 46 kcal/100 g

    Quantidade de vitamina C: 15 unidades correspondem a 60% da recomendação diária

    Truque de mestre: devem ser durinhas e sem furos. Não armazene as amoras por mais de três dias na geladeira.

  • Framboesa

    Bagagem nutricional: vitamina C, antioxidantes e fibras. É boa fonte alimentar para reforçar o sistema imune contra gripes, além de ser desintoxicante.

    Valor calórico: 52 kcal/100 g

    Quantidade de vitamina C: 10 unidades correspondem a 50% da recomendação diária

    Truque de mestre: compre-as não muito maduras e firmes; por serem bastante perecíveis; reduza o tempo de permanência sob refrigeração.

  • Jabuticaba

    Bagagem nutricional: vitaminas C e do complexo B, ferro, fósforo e antocianinas (antioxidantes). É bem-vinda para estimular o metabolismo, além de ser energizante.

    Valor calórico: 45 kcal/100 g

    Quantidade de vitamina C: 10 bagos correspondem a 70% da recomendação diária.

    Truque de mestre: selecione as que estejam firmes, brilhantes e sem rachaduras; devem ser congeladas inteiras e com casca, sem lavagem.

  • Ameixa

    Bagagem nutricional: vitaminas do complexo B e C e fósforo. É levemente diurética e laxativa, estimula o apetite e tem ação anti-inflamatória.

    Valor calórico: 46 kcal/100 g

    Quantidade de vitamina C: 3 unidades correspondem a 15% da recomendação diária.

    Truque de mestre: devem estar firmes; caso contrário, devem amadurecer em temperatura ambiente.

  • Cereja

    Bagagem nutricional: vitaminas A, B e C, proteínas, cálcio e ferro. Se consumida fresca, é parceira da digestão e tem poder diurético.

    Valor calórico: 96,9 kcal/100 g

    Quantidade de vitamina C: 1 e ½ xícara (chá) corresponde a 10% da recomendação diária

    Truque de mestre: escolha as frutas bem redondinhas e rijas, ainda com seus cabinhos verdes. Por serem perecíveis, devem ser armazenadas na geladeira.

  • Mirtilo

    Bagagem nutricional: vitaminas A, C e E, manganês, fibras e antocianinas (antioxidantes). Ajuda para que as células fiquem jovens por mais tempo.

    Valor calórico: 57 kcal/100 g

    Quantidade de vitamina C: 1 e ½ xícara (chá) corresponde a 15% da recomendação diária

    Truque de mestre: prefira os mais firmes e redondos, com superfície brilhante. Têm vida curta na geladeira, apesar de durar mais que a framboesa e a amora.

  • Romã

    Bagagem nutricional: vitaminas A, C e E, potássio, ácido fólico e polifenóis. É parceira para combater os radicais livres do corpo.

    Valor calórico: 62 kcal/100 g

    Quantidade de vitamina C: 2 unidades correspondem a 8% da recomendação diária

    Truque de mestre: compre as mais pesadas por terem mais líquido e veja se há cortes

Texto: Thaís Ferreira/ Fotos: Danilo Tanaka, Divulgação/ Adaptação: Letícia Maciel



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